Click to view this email in a browser

rc-c-tl.gif spacer.gif rc-c-tr.gif
spacer.gif
Bom dia Amigos! 

ComCat convida lideranças comunitárias para compor vídeo Rio+20

Bicicletas, uso de transporte coletivo e proximidade ao trabalho são tradições nas favelas cariocas
Estamos construindo nossa atividade para a Cúpula dos Povos na Rio+20 e com isso gostaríamos de convidá-lo/a para o processo de seleção das iniciativas e perspectivas comunitárias que serão divulgadas neste processo.

Na Rio+20 lançaremos os vídeos "Favela Como Modelo Sustentável" e "Favela Faz Parte" seguido de debate com lideranças de diversas favelas do Rio de Janeiro. Este processo também conta com um tour de Visitas Comunitárias Educativas que a ComCat oferecerá aos participantes da Rio+20, um conjunto de jornalistas, ativistas sociais e ambientais, pesquisadores e representantes de governos.

O objetivo das atividades propostas é mostrar a sociedade através de vídeos, debates e visitas educativas nas comunidades, práticas sustentáveis nas favelas cariocas e a necessidade de processos participativos levando os serviços públicos nas mesmas, gerando um processo de conscientização de que as favelas têm valores positivos que precisam ser reconhecidos e preservados, e que muitas favelas além de fazerem parte da cidade, fazem dela uma cidade única.

Mutirão é uma antiga tradição. Continua? Em que forma? E a solidariedade de forma geral?Estamos te convidado para construir conosco o roteiro de imagens para os vídeos. 
Os dois vídeos serão realizados a partir das imagens indicadas pelas lideranças das favelas do Rio. Gostaríamos que nos desse sugestões de cenas que pudéssemos gravar na sua comunidade. As situações escolhidas serão filmadas e seus responsáveis convidados para participar da edição dos vídeos, das visitas educativas, e dos debates. As visitas educativas trarão doações para cada organização, no valor de R$50 por pessoa, assim trazendo, além de divulgação para a sua comunidade e transformação da percepção das favelas, uma ajuda econômica para realizar futuros projetos.

Os dois vídeos/temas são...

Favela Como Modelo Sustentável

Ruas seguras para crianças brincarem e utilizadas por pedestres e comerciantes fazem parte da tradição das favelas cariocasDe um modo geral, encontramos nas favelas boas práticas em termos de sustentabilidade surgidas de forma orgânica, devido as necessidades dos moradores. São elas: arquitetura orgânica; a busca de moradia perto do trabalho; ruas para pedestres e não para carros; uso maior de bicicletas e transportes coletivos; senso de coletividade e solidariedade mais desenvolvido do que entre os moradores de condomínio; utilização do comércio local; cultivo e hortas comunitárias; etc. Porém, o importante é que as lideranças locais nos dê as sugestões de cenas (situações). Muito provavelmente há muitas que nem imaginamos. Então aguardamos suas sugestões para a construção do roteiro.

Favela Faz Parte: O que falta para as favelas se tornarem bairros sustentáveis?

Poluição, esgoto, lixo são alguns dos exemplos da falta de atenção do poder públicoNeste vídeo será posto em questão os aspectos da urbanização que faltam para que as favelas se tornem, efetivamente, bairros sustentáveis. De forma geral são os serviços publicos de infraestrutura ambiental urbana, serviços presentes na cidade formal, como: serviço de esgoto, coleta de lixo e reciclagem, compostagem, hortas, arborização, educação ambiental, transporte público, áreas de lazer, etc. Também aqui aguardamos as sugestões das lideranças que conhecem a fundo a sua comunidade e sabem o que deve ser mostrado. Envie suas sugestões e ideias.

Faça suas sugestões de imagens a serem gravadas na sua comunidade AQUI.

Ficaremos felizes se você tiver interesse em participar!

Com carinho,
Roseli Franco e Theresa Williamson

Comunidades Catalisadoras (comcat.org) é uma organização sem fins lucrativos com a missão de desestigmatizar as favelas do Rio de Janeiro, integrando-as à sociedade em geral, gerando reconhecimento mundial de seu estatuto de patrimônio através da educação, pesquisa, capacitações, comunicação, tecnologia, redes e campanhas de defesa.
spacer.gif
rc-c-bl.gif spacer.gif rc-c-br.gif